A pandemia atual está afetando não somente os serviços de saúde, mas também toda a economia mundial. Escolas, comércios e indústrias, entre outras atividades, estão fechadas, para evitar aglomerações e, com isso, reduzir a disseminação do vírus. Para ajudar seus associados, as entidades de classe devem manter a proatividade em tempos de coronavírus.
Mas, o que fazer para garantir o auxílio e o suporte aos setores representados, nesse momento tão delicado? Acompanhe as nossas dicas para manter os associados informados e confiantes no trabalho de sua entidade!
Entenda o papel das entidades de classe nesse momento
Mais do que nunca, seus associados precisam do apoio das entidades representativas. Afinal, com suas atividades comerciais interrompidas, muitas empresas (e os seus colaboradores) estão enfrentando graves dificuldades.
Aliás, o baixo desempenho da economia nacional já vinha comprometendo praticamente todos os segmentos comerciais no país.
No início do ano, as expectativas dos analistas econômicos eram de que o PIB nacional chegasse a cerca de 2%. Com o início da pandemia, tudo mudou e as projeções (do próprio governo) para esse índice caíram para 0,02%.
A necessidade de isolamento social, que levou muitas empresas a paralisarem suas atividades, comprometeu ainda mais o mercado. Em abril, por exemplo, a cotação do dólar já havia superado os R$ 5. O barril de petróleo, pela primeira vez, teve um valor negativo nos Estados Unidos.
Tudo isso afeta a economia nacional de uma forma sem precedentes. Por isso, mais do que nunca, as entidades de classe precisam estar presentes e atuantes. Mostrar proatividade para ajudar os associados é fundamental.
Saiba como garantir a proatividade em tempos de coronavírus
Diante desse cenário econômico tão complexo, o papel das entidades de classe deve ser a preservação das atividades corporativas e o apoio aos negócios dos associados.
Confira, a seguir, algumas ações que farão toda a diferença para a imagem da entidade e a sobrevivência de seus associados.
Estabeleça um canal de comunicação
Mais do que nunca, seu associado precisa ter conhecimento do atual cenário econômico e entender as novas regulamentações que afetam a sua atividade. Assim, crie um canal de comunicação exclusivo para isso. Pode ser uma lista de WhatsApp, uma newsletter ou atualizações frequentes no site, além de recursos de redes sociais, como lives.
Vale lembrar que, nesse momento, é fundamental que a frequência e agilidade no envio de informações sejam mantidos. Não deixe de divulgar suas ações e mostrar o valor de sua entidade para os mercados representados!
Negocie parcerias
Sua entidade oferece parcerias com terceiros, como empresas de seguros ou do setor de educação, entre outras? Esse é o momento de negociar redução (ou mesmo isenção temporária) de valores. Assim, você ajuda os associados a manterem o fluxo de caixa e também demonstra a importância da atuação de sindicatos, associações e entidades em tempos de crise.
Promova treinamentos online
Essa é outra forma de mostrar proatividade no atual cenário. Já que todos precisam ficar em casa, que tal aproveitar a ocasião para reciclar conhecimentos e, quem sabe, criar novas estratégias para sobrevivência em tempos de crise?
Entre os possíveis temas a serem abordados, que devem ser definidos conforme o seu segmento de atuação, alguns se destacam:
- técnicas para vendas online;
- estratégias para utilização de marketing de conteúdo;
- dicas de contabilidade;
- orientações jurídicas sobre como lidar com a equipe, considerando a possibilidade de negociação de férias, banco de horas, entre outras) para garantir a sustentabilidade financeira.
Reduza os custos dos associados
Diante do atual cenário das associações e entidades de classe, esse item parece ser um dos mais difíceis. No entanto, vale a reflexão: se o seu associado não puder arcar com a mensalidade, provavelmente fará o desligamento, para não ficar inadimplente.
Então, será que não vale a pena reduzir o custo associativo ou renegociar mensalidades, para manter a representatividade da entidade? Reduza (ou renegocie) os valores pagos pelos associados, que poderão ser ressarcidos após a crise.
Organize as atividades internas
Claro que, para conseguir fazer tudo isso, será necessário organizar as atividades internas – ainda mais se a sua entidade não vive um momento financeiro tão favorável.
Assim, é importante enxugar custos e negociar novas formas de trabalho com sua equipe, para que todos possam sobreviver à crise, sem afetar a proatividade em tempos de coronavírus. Certamente, depois que tudo isso passar, seus associados serão gratos pelo apoio e sua entidade sairá com a imagem fortalecida.
Gostou das informações? Então, continue a sua visita em nossa página e descubra como reduzir erros na gestão financeira!