Um canal de comunicação que possibilite a interação da entidade com os seus representados é essencial para garantir não apenas maior visibilidade, mas também para promover a saúde financeira do sindicato ou associação. Você já pensou em distribuir uma newsletter para associados?
O envio do informativo permite maior transparência e ajuda os associados a se manterem informados sobre o mercado. Assim, a ferramenta é uma estratégia para valorizar o trabalho da associação perante seu público.
Quer descobrir como elaborar e enviar uma newsletter? Então, acompanhe o nosso post!
O que é uma newsletter?
Uma newsletter é ferramenta de comunicação com os associados, enviada por e-mail à base de endereços cadastrada. Diferentemente de uma revista ou jornal, a newsletter não é impressa, o que reduz os custos com gráfica e correio.
A ideia é manter um bom relacionamento com os associados. Por isso, a newsletter precisa ter uma periodicidade fixa e um conteúdo que seja relevante. Ou seja, não basta apenas fazer uma prestação de contas das ações da entidade. É preciso que o leitor sinta que o material encaminhado realmente foi produzido para contribuir.
Para viabilizar esse canal de comunicação, portanto, é importante criar uma linha editorial e ter um profissional responsável pela elaboração. Os conteúdos podem abordar vários temas de interesse do setor representado:
- análise de novas legislações que afetem o mercado ou que representem oportunidades de negócio;
- cobertura de eventos do setor;
- clipping de notícias;
- informações sobre cursos, treinamentos ou parcerias oferecidas pela entidade;
- detalhes sobre as ações da entidade, como reuniões, projetos, organização de eventos, entre outros.
Além da atenção ao conteúdo, é importante definir a periodicidade de envio (diário, semanal, mensal) e criar uma comunicação visual atrativa. Porém, vale lembrar que muitos associados abrirão o informativo em seus smartphones. Assim, os textos precisam ser breves e objetivos e o layout leve, o que facilita a abertura do documento.
Como distribuir uma newsletter para associados?
Depois de criada, a newsletter precisa chegar à base de associados, certo? Normalmente, o informativo é distribuído por e-mail, que pode ser disparado a partir de softwares específicos, como o Castor, que possui um módulo para isso.
Além da facilidade de envio, uma das vantagens do software é a opção de incluir filtros específicos. Assim, é possível encaminhar e-mails para associados, não associados, inadimplentes, entre outros.
Dessa forma, é possível elaborar boletins específicos de acordo com o perfil dos destinatários. Isso ajuda na captação de novos associados, na resolução de determinados problemas ou mesmo no direcionamento de informações diferenciadas.
Existe inclusive a possibilidade de manter uma newsletter específica, separadamente da comunicação comum, que seja distribuída por assinatura, representando uma fonte de renda para a entidade.
Importante destacar que, com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018), em agosto deste ano, todas as informações referentes aos associados precisarão ser autorizadas e protegidas. Assim, é fundamental solicitar permissão para o envio de newsletter ao associado, bem como investir em sistemas de segurança para armazenamento dos dados.
Gostou das informações? Então, continue a visita em nossa página e descubra que, além da comunicação, outros serviços também são essenciais para a saúde financeira da entidade!