Home Office: Uma boa saída para reduzir custos nos sindicatos e associações

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O home office é uma prática que vem crescendo no Brasil por suas inúmeras vantagens: flexibilidade, produtividade e mais engajamento do profissional. Além disso, esse modelo de trabalho em casa traz outras vantagens para as entidades que a adotam: é uma boa saída para reduzir custos nos sindicatos e associações.

Não à toa, segundo dados da Space, empresa holandesa especialista no assunto, apenas no setor corporativo brasileiro mais de 55% dos trabalhadores brasileiros já executam tarefas em casa. Mas, como isso traz economia e vantagens para sindicatos e associações? É disto que iremos falar nesse artigo.

Menos gastos operacionais

Manter um colaborador em um sindicato ou associação, muitas vezes, traz gastos operacionais que poderiam ser sanados com a opção do home office. São várias características que apontam neste sentido e entre as principais estão:

– Redução dos valores com contas de água e luz;

– Gastos com vale-transporte e vale-alimentação também trazem economia, devido a flexibilidade que o home office, respaldado pela legislação, permite às entidades;

– A possibilidade da contratação de profissionais que executem trabalhos sob medida. Desta forma, elimina-se a necessidade de manter um colaborador mais tempo que a demanda da entidade, eliminando gastos extras.

Ou seja: há uma forte redução de despesas com a sede do sindicato ou associação, sem onerar os valores pagos ao profissional, tornando a ação benéfica para ambos.

Sem contar que se o trabalho de home office for feito por todos os colaboradores inclusive diretores e presidente, e não haver a necessidade de ter uma sede fixa, os valores de despesas ficam ainda menores, pois não terá a necessidade de pagar aluguel, comprar materiais de limpeza e de escritório, ter ligação de água, energia elétrica, etc.

Com a reforma trabalhista, é preciso encontrar meios para driblar esse cenário de dificuldades.

A tecnologia contribui no processo

Outro fator indispensável que mostra como o home office traz a redução de custos nos sindicatos e associações é o fator tecnológico. Através da automação de processos e mobilidade de informações se faz desnecessário o deslocamento do colaborador até a sede da entidade , diminuindo os gastos com combustível e/ou transporte público e privado.

E como isso é feito? Através de softwares que possibilitem aos profissionais que, onde se encontrarem, estejam integrados com a sua entidade. E a melhor opção nesse sentido é o sistema de gestão: softwares baseados no modelo Software as a Service (Saas) permitem liberar o acesso sob demanda para quem cumpre seu trabalho em casa.

Infraestrutura e gerenciamento

Muitas vezes, com o crescimento do número de associados, é necessário mais profissionais para fazer o gerenciamento de todos os processos da entidade. E é neste ponto que surge um problema recorrente: falta de espaço e equipamentos para abrigar os colaboradores do sindicato e associação.

A solução? Home office. Otimiza-se a infraestrutura que traz redução de custos em determinados aspectos:

– A entidade tem mais espaço para organizar eventos, livrando-se de pagar aluguel quando precisa fazer reuniões ou encontros entre os associados;

– É necessário poucos equipamentos e consequente manutenção periódica, direcionando os gastos para outros pontos mais urgentes;

– O investimento em servidores e hardwares físicos diminui, pois grande parte do processo estará disponível na nuvem – acessada da casa do colaborador e dentro da sua entidade.

Aposte no home office

Um método de trabalho que contribui para reduzir os custos de sindicatos e associações, além de melhorar a produtividade do colaborador – isso porque ele poderá ficar próximo a família, flexibilizar os horários e também economizar o tempo que levaria para chegar até a sede da entidade, diminuindo a ociosidade dentro do ambiente de trabalho.

O Castor oferece uma solução pontual para te ajudar a diminuir os custos através do home office. Um sistema completo e eficiente em nuvem que pode ser acessado de qualquer lugar. Converse com um de nossos consultores e veja os benefícios do nosso sistema.

Artigos recomendados

Vacina, auxílio emergencial e isolamento: como ajudar o associado a sair da crise?

Pouco mais de um ano após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, a pandemia não dá sinais de arrefecimento. Pelo contrário, o seu agravamento tem causado cada vez mais dificuldades, tanto do ponto de vista da saúde, com hospitais sobrecarregados, quanto da economia. Vacina, auxílio emergencial e isolamento são as chances de

LGPD

Como a LGPD afeta o trabalho de sindicatos e associações?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em 18 de setembro, é fundamental para garantir a privacidade e o uso consciente de informações particulares das pessoas. Assim, empresas de todos os segmentos e portes, órgãos públicos, sindicatos, associações e entidades de classe devem se adequar às exigências legais, quanto

Cronograma do e-Social foi adiado em função da pandemia

O calendário do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) foi suspenso por tempo indeterminado, de acordo com a Portaria Conjunta nº 55, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada no dia 4 de setembro.  O adiamento do cronograma foi estabelecido em função do estado de

© 2019 Castor - Sistema para associação e sindicato - Todos os direitos reservados.