Ter um papel de liderança em um sindicato ou associação não é tarefa fácil. É preciso lidar com os associados, negociar com outras empresas, cuidar do financeiro e fazer de tudo para defender seus ideais e sua classe mesmo com as dificuldades e o tempo corrido. Todas essas funções gerenciais são essenciais para ser capaz de liderar e ter poder para agir pelo bem melhor de todos. Para garantir que poderá fazer o seu melhor, confira 4 dicas vitais para desenvolver uma gestão de sucesso.
Planeje-se a curto e longo prazo
É importante investir um tempo específico para estabelecer metas e estratégias de atuação para os próximos meses da entidade, já que isso ajuda no futuro da organização. Mantenha uma agenda com as principais datas relacionadas, como pagamento de contas e visitas de associados, além da criação de eventos e ações para conquista de causas.
Em termos de longo prazo, é bom estabelecer metas, como número de associados que pretende conseguir ao longo de um ano ou a receita financeira necessária para o funcionamento da organização, buscando com isso maximizar arrecadação e evitar a inadimplência. Sempre tenha registro de tudo que acontece no seu sindicato ou associação para que consiga ter total controle da entidade.
Capacite funcionários
O trabalho em um sindicato ou associação não é feito sozinho. Todas as tarefas relacionadas como atendimento e organização dependem de outros colaboradores para realizá-las no seu lugar, já que nem tudo será capaz de fazer sozinho. Por isso, faça treinamentos de funcionários constantemente para garantir que haja qualidade de trabalho em todas as esferas da organização.
Separe equipes de acordo com as competências individuais e tarefas de cada um para que possam usar seu conhecimento em áreas específicas. Coloque pessoas de confiança em papéis de liderança dentro desses grupos para organizar as atividades, resolver problemas menores e dar apoio aos demais.
Mantenha uma boa comunicação
O foco de qualquer sindicato e associação é proporcionar a satisfação dos seus associados. Por isso, é primordial que exista um canal de comunicação transparente. Tenha uma relação de proximidade com os associados para garantir que suas vontades e opiniões sejam ouvidas. Assim eles se sentirão confortáveis e pertencentes à entidade, e isso não só aumenta índices de associação como facilita a organização do pessoal.
Realize pesquisas de satisfação constantes para ter um retorno direto dos envolvidos. Esse feedback auxilia na resolução de problemas e também na elaboração de novos métodos para melhorar a sua gestão. Além disso, ações para agradar os associados como promover cursos e eventos de lazer e estabelecer parcerias com farmácias, médicos e clubes são sempre bem-vindas.
Use a tecnologia a seu favor
Enquanto antigamente a gestão dos sindicatos e associações era mais simples e as contas no papel resolvessem, hoje as ferramentas tecnológicas facilitam e muito o trabalho, desde as fichas de filiação até a prestação de contas. Usar um sistema para sindicatos e associações otimiza o seu tempo de trabalho, facilita a organização de dados e cobranças, mantém todas as informações em um só lugar e evita erros e problemas. Assim poderá reduzir sua preocupação com os detalhes gerenciais, focar nos outros aspectos da gestão da sua entidade e ser mais eficiente como um todo.
Gostou das dicas? Confira mais dicas de gestão para sindicatos e associações no nosso blog e conte com o Castor para ter controle sobre sua entidade.