Como já dissemos outras vezes aqui no blog, sindicatos e associações têm importância fundamental para a sociedade. Essas entidades são as responsáveis por defender os interesses de determinadas classes de trabalhadores ou de outros grupos com objetivos em comum, além de trabalhar para solucionar conflitos que possam prejudicar o coletivo. Os associados, portanto, são a base para a existência dessas entidades. Seus diretores e representantes encontram como principal desafio manter o engajamento dos associados e fazer o recrutamento de novos membros. Uma das estratégias para alcançar este objetivo é utilizar uma campanha de e-mails para conquistar associados.
Importância dos associados
Os membros não podem ser tratados apenas como meros ‘associados’. Afinal, eles não só ajudam a manter os sindicatos e associações, mas também são a razão de existir destas entidades. Toda entidade trabalha por seus associados e, por isso, a conquista é uma prática constante e essencial para sua manutenção. As associações e sindicatos devem trabalhar frequentemente para angariar novos membros e também para manter aqueles que já são associados.
Conquistar e manter os associados
Utilizar as estratégias de comunicação corretas e mais apropriadas para seu público é a chave para o sucesso de qualquer entidade. É preciso conhecer seu público-alvo para saber como tratar os assuntos do interesse da categoria. Assim, a relação entre membro e entidade é iniciada ou fortalecida e o associado sente mais segurança. Isso porque ele percebe a importância de ser o membro e entende com clareza qual seu papel dentro dela. Já falamos sobre esse assunto aqui no blog, vale a pena dar uma olhada neste artigo em que listamos dicas para melhorar a comunicação do seu sindicato ou associação.
Outra dica interessante para manter seus membros próximos do sindicato ou associação é garantir a qualidade no atendimento. Quando ele precisar da entidade, ela deve estar preparada para solucionar o problema ou, ao menos, informar qual o melhor caminho a ser tomado. Essa atitude incentiva a participação de seus membros, o que também pode ser feito com a promoção de palestras e eventos de seu interesse.
E-mail marketing como ferramenta de comunicação
Ao contrário do que muitos acham, o e-mail marketing – desde que usado da maneira correta – é uma ferramenta essencial na prospecção de associados. Principalmente quando o público-alvo é formado por adultos, segundo uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% desse público utiliza e-mail. Afinal, vale lembrar: quase todo mundo tem um endereço de e-mail. Mesmo com o crescimento no uso das redes sociais nos últimos anos, o número de usuários do e-mail ainda é muito maior. Além disso, mais de 60% dos adultos acessam sua caixa de entrada ao menos uma vez ao dia.
Esta ferramenta, portanto, é essencial para que as entidades encontrem mais associados e, também mantenham seus membros fixos informados sobre as novidades e a importância de suas atividades.
Pensando na importância do e-mail marketing, trazemos aqui uma campanha de 5 e-mails para te ajudar a conquistar associados.
Baixe grátis clicando na imagem abaixo e comece já sua campanha.