Veja dicas para combater a inadimplência eu seu sindicato ou associação:
Para combater a inadimplência no sindicato e associação, antes de mais nada, deve-se trabalhar as principais causas como abordadas em nosso artigo anterior: 5 principais causas de inadimplência no sindicato e associação.
Além de tentar eliminar as principais causas é necessário tomar devidos cuidados e precauções. Vai aqui algumas dicas:
1- TENHA CONTROLE DOS DEVEDORES.
Saiba de fato quais são os associados inadimplentes e à que se refere o débito, como por exemplo, convênio, taxa associativa, GRCSU, etc. Isso evita que você deixe de cobrar do associado e também que faça cobranças indevidas, ou seja, cobre pessoas que não tem nenhum débito. Assim o financeiro não terá “furos” no orçamento e vai te ajudar a combater a inadimplência no sindicato e associação.
2- TRABALHE AS COBRANÇAS DOS DÉBITOS.
Combater a inadimplência no sindicato e associação não é fácil e você precisa ficar atento a qualquer atraso.
Se um associado está inadimplente, você precisa de alguma forma avisá-lo, sendo que infelizmente existem pessoas que não atrasam os pagamentos por intenção, mas sim por um simples esquecimento. Encaminhe um e-mail amigável, um sms, ou até mesmo uma correspondência, avisando do débito e pedindo para desconsiderar a cobrança se já tiver efetuado o pagamento. Se for possível usar uma ferramenta que automatize o envio de e-mails e sms, normalmente encontradas em bons sistemas de gestão para entidades (clique aqui e conheça o sistema Castor), irá possibilitar o envio de e-mail para todos os inadimplentes de uma só vez, otimizando o seu tempo.
3- FACILITE O PAGAMENTO DE DÉBITOS EM ATRASOS
É necessário existir facilidade para o associado pagar seus débitos após o vencimento. Ele mesmo conseguir gerar segunda via de um boleto, por exemplo, é algo que facilita muito na hora de pagar contas atrasadas. As pessoas ultimamente, vivem em dias atribulados e corridos e para combater a inadimplência no sindicato e associação é necessário descomplicar todos os processos e anular qualquer complexibilidade.
4- PARABENIZE OU DÊ PREMIAÇÕES A QUEM FOR ADIMPLENTE
Porque não incentivar as pessoas que tem sido corretas com seus pagamentos?
Encaminhar um e-mail ou Sms, agradecendo pelo pagamento é algo que quase não se vê e pode tornar um diferencial da sua entidade. Faça uma campanha e dê um prêmio a quem tiver os pagamentos em dia. Claro que nada financeiramente caro, mas talvez usando a criatividade e buscando uma parceria com alguma empresa, é possível presentear sem gastar. Dar um desconto na mensalidade, ou em um convênio, pode ser uma atitude de reconhecimento de valor dos associados e pode sim ajudar a combater a inadimplência no sindicato e associação.
5- DÊ OPÇÕES DE FORMAS DE PAGAMENTO DOS DÉBITOS
Como falado no 3º tópico deste artigo, é muito importante que haja facilidade para os associados pagarem suas contas. Dar opções de escolha de formas de pagamento também vai facilitar e muito o recebimento dos débitos
- carnê
- débito em conta
- desconto em folha
- boleto bancário
- cartão de crédito
6- FACILITE AS DATAS DE VENCIMENTO
Se normalmente seus associados recebem no 5º dia útil do mês, nada mais justo que colocar uma média de cinco dias corridos depois deste dia, para o vencimento de sua mensalidade, convênio ou outra cobrança.
7- ALERTA DE VENCIMENTO
Foi abordado no 2º tópico deste artigo que a causa de atrasos de pagamentos pode ser por um simples esquecimento. Então por que não lembrar o associado?
Ter um alerta de vencimento automático, por e-mail, vai ajudar lembrar o associado que a sua conta está perto de vencer. Programar uns 5 dias antes do vencimento que um e-mail de alerta seja enviado, vai colaborar e aumentar as chances dos pagamentos serem cumpridos nos prazos.
Como você viu, são dicas super simples mas que podem fazer grande diferença na arrecadação. Para aplicá-las no seu dia a dia com simplicidade e sem dor de cabeça, tenha uma boa ferramenta para gestão e automatização de tarefas e processos, assim como o Castor. Você já o conhece?
Ainda não?
Ah… então chegou a hora!
Faça um teste grátis por 15 dias e combata de vez a inadimplência na sua entidade!
Não perca tempo!