Com as mudanças na legislação trabalhista e o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, muitos sindicatos e outras entidades representativas de categorias profissionais perderam receita. Uma alternativa para reverter esse quadro é investir na captação de associados.
Afinal, quanto mais associados, maior a representatividade. No entanto, para conseguir atingir o público desejado e fidelizá-lo, algumas estratégias são muito importantes. Além da seriedade do trabalho desenvolvido, vale investir em ações de marketing para divulgar as atividades.
Quer saber mais sobre isso? Então, acompanhe o nosso post e comece agora mesmo a colocar em prática as ações para aumentar o quadro de associados!
Entenda a importância da captação de associados
Para que uma entidade de classe execute um bom trabalho, propiciando benefícios aos seus associados, é fundamental que tenha representatividade, ou seja, que possa representar os interesses genuínos de um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas). Quanto maior a quantidade de representados, mais relevante se torna a organização.
Isso vale para sindicatos, associações ou outras entidades representativas de classe. Todas essas organizações precisam de associados para serem viáveis. Os interesses dos associados, inclusive, são a razão de sua existência.
Além disso, são as contribuições dos associados que viabilizam o trabalho desenvolvido. Sem esse capital, as entidades não conseguem aprimorar seus serviços, pois não há verba para a contratação de profissionais especializados, elaboração de cursos e treinamentos, promoção de eventos, entre outros.
Assim, a captação de associados é essencial para que a entidade tenha fôlego financeiro e possa investir em serviços de qualidade, que realmente beneficiem os representados.
Saiba como aumentar a captação de associados
Agora que você já entendeu a importância de contar com uma boa base de associados, confira as nossas dicas para fortalecer cada vez mais a sua entidade!
Preste serviços de qualidade
A finalidade de um sindicato ou associação é oferecer benefícios aos seus associados. Assim, é fundamental prestar um bom serviço, de acordo com as demandas e necessidades de seu público.
Por exemplo, no caso de um sindicato, é importante que a entidade tenha representantes nas negociações coletivas, acompanhe a legislação pertinente, ofereça apoio jurídico e treinamento técnico, entre outros.
Já uma associação pode ter como foco o desenvolvimento dos profissionais, seja por meio da promoção de cursos, workshops e feiras de negócios, seja distribuindo informações que eduquem o associado.
Quanto mais relevantes forem os serviços prestados, maior o interesse por parte dos associados.
Ofereça vantagens
Valorize os seus associados e faça com que outras pessoas entendam os benefícios desse vínculo. Uma boa ideia para isso é oferecer parcerias de forma gratuita ou com custo reduzido. Algumas sugestões para isso são convênio médico, seguro, serviços específicos do segmento representado, entre outros.
Desta maneira, quem ainda não se associou percebe que terá vantagens palpáveis ao fazê-lo.
Divulgue suas ações
Não basta ser transparente, é necessário divulgar as ações da entidade, para que todos saibam quais trabalhos estão sendo desenvolvidos. Hoje, com a disseminação das redes sociais, essa tarefa se tornou bastante simples. Porém, ao utilizar esse tipo de ferramenta de comunicação, é importante oferecer respostas rápidas e eficientes aos associados.
Além de redes sociais, a entidade também pode manter uma página na internet, com atualização frequente, enviar newsletters ou clippings de notícias, usar ferramentas como o WhatsApp ou Telegram, entre outras formas de se aproximar de sua base.
Conheça seu público
Identifique o perfil dos seus associados, quais as formas preferidas de contato e quais seus principais interesses. Invista na interação com essas pessoas. Além disso, personalize os produtos e serviços oferecidos, de acordo com os principais interesses do grupo. Não se esqueça de usar a tecnologia para segmentar e interpretar os dados!
Confira a importância de fidelizar os associados
Além de aumentar a captação dos associados, fidelizá-los é uma tarefa fundamental. Aliás, associados fiéis costumam ser mais participativos e contribuir para a divulgação do trabalho da entidade. Ou seja, são estratégicos para aumentar a representatividade.
Assim, como você pode perceber, além da sustentabilidade financeira, a captação de associados é essencial para manter a entidade atuante e cada vez mais fortalecida.
Depois de colocar em prática essas estratégias, invista nas boas práticas de fidelização. Continue a visita em nossa página e descubra algumas maneiras de fazer isso!