Associação e Sindicato: qual a diferença entre os dois e qual a função de cada um?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Existem diferentes formas das pessoas se organizarem em torno de determinados objetivos e em defesa de interesses em comum. Por isso, é essencial conhecer todas as possibilidades, suas diferenças e conceitos, para saber quando vale a pena fundar um grupo ou mesmo se inserir em algum já existente. Pensando nisso, hoje esclarecemos as diferenças entre sindicatos e associações.

O que é sindicato?

Um sindicato é um grupo que reúne trabalhadores de uma mesma categoria com o objetivo principal de defender seus direitos no âmbito profissional. O movimento sindical muitas vezes é quem pressiona os empresários a cumprirem as leis trabalhistas, por exemplo, ou que fiscaliza se os colaboradores estão sendo remunerados de acordo com o piso salarial da profissão e se as condições de trabalho estão a contento.

Essa categoria também pode atuar em causas extraprofissionais, com o intuito de melhorar a condição social dos trabalhadores enquanto cidadãos.

O que é associação?

A associação é uma organização sem fins lucrativos que reúne duas ou mais pessoas em prol de um objetivo em comum. É regida por alguns princípios, como a adesão livre e voluntária de seus associados; gestão democrática por parte dos sócios; a missão de proporcionar cultura e educação aos associados; o interesse pela comunidade, entre outros.

Associação e sindicato – diferenças

O primeiro fator que diferencia essas duas organizações são os limites de cada uma. A associação está preocupada em defender apenas os seus associados, enquanto a atuação sindical se estende a toda categoria profissional, independente de estar ou não filiado.

As associações focam mais em oferecer cursos de formação, atividades culturais e ações sociais para os seus associados, enquanto o sindicato prevalece em uma forte função política. O movimento sindical existe para ser porta-voz de uma categoria em ações coletivas e firmamento de acordos com os patrões.

Além disso, o sindicato também pode substituir processualmente, quando necessário, um membro da categoria que ele representa, na defesa de direitos relacionados ao seu cargo, funções, remuneração e condições de trabalho.

Em relação à participação, no caso das associações cobra-se uma taxa mensal para que a organização possa se manter. Nos sindicatos, pode variar sendo cobrado contribuições, como a assistencial, sindical, confederativa etc, ou também uma mensalidade associativa.


Associação e sindicato – semelhanças

Ambos são grupos que estão defendendo interesses de alguém. Além disso, tanto as associações quanto os sindicatos podem promover atividades esportivas, culturais e assistenciais, estabelecendo convênios para isso.

Sindicatos e associações dão voz a um grupo de pessoas e buscam algum tipo de melhoria para ele. A diferença básica é que as ações sindicais acabam tendo um viés político muito mais evidente.

Mas, independente de ser um sindicato ou uma associação, ambos precisam ser encarados como se fossem empresas em alguns aspectos, para que possam se manter em funcionamento. Como por exemplo, na elaboração de relatórios gerenciais. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Artigos recomendados

Vacina, auxílio emergencial e isolamento: como ajudar o associado a sair da crise?

Pouco mais de um ano após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, a pandemia não dá sinais de arrefecimento. Pelo contrário, o seu agravamento tem causado cada vez mais dificuldades, tanto do ponto de vista da saúde, com hospitais sobrecarregados, quanto da economia. Vacina, auxílio emergencial e isolamento são as chances de

LGPD

Como a LGPD afeta o trabalho de sindicatos e associações?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em 18 de setembro, é fundamental para garantir a privacidade e o uso consciente de informações particulares das pessoas. Assim, empresas de todos os segmentos e portes, órgãos públicos, sindicatos, associações e entidades de classe devem se adequar às exigências legais, quanto

Cronograma do e-Social foi adiado em função da pandemia

O calendário do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) foi suspenso por tempo indeterminado, de acordo com a Portaria Conjunta nº 55, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada no dia 4 de setembro.  O adiamento do cronograma foi estabelecido em função do estado de

© 2019 Castor - Sistema para associação e sindicato - Todos os direitos reservados.