Uma grande preocupação e ao mesmo tempo grande interesse dos sindicatos e associações é saber como fidelizar associados.
Já foi discutido e apresentado aqui no blog como uma boa comunicação com seus associados é necessária para aproximá-lo, assim como também demos algumas dicas para melhorar essa comunicação. Agora tendo passado por esses 2 importantes passos queremos sanar essa dúvida e mostrar a vocês como o trabalho constante da relação sindicato/associação x associado é peça importante para fidelizar associados de forma simples, eficaz e certeira.
1- UTILIZE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO
Uma das armas mais importantes para fidelizar associados é a comunicação. Com ela você consegue transmitir ao seu associado a importância dos seus serviços, passar segurança e fortalecer sua relação com eles, de modo que eles se sintam cada vez mais importante e vejam com mais clareza os benefícios dessa parceria. Desse modo, procure sempre atualizar seu site, blog e as redes sociais.
2- PROMOVA AÇÕES DE MARKETING
Trabalhar ações de marketing vão, além de fidelizar associados, atrair novos. Através de informativos periódicos, e-mails marketing, sms, presença ativa em redes sociais e participação em eventos por exemplo, seu sindicato ou associação conseguirá manter-se vivo na memória do seu associado.
Lembrar de datas importantes como aniversários dos associados, também são maneiras simples e eficazes de estreitar a relação.
3- AVALIE A SATISFAÇÃO DOS ASSOCIADOS COM A ENTIDADE
Promova constantes pesquisas de satisfação dos seus serviços. Além desse feedback ser importante para você aprimorar suas ações e sua postura, você demonstrará aos seus associados sua preocupação em ouvi-lo.
4- TENHA QUALIDADE DO ATENDIMENTO
Como foi dito no primeiro item, a comunicação é sua peça chave, mas para isso é necessário que ela seja bem realizada. Priorize uma boa linguagem, respostas claras e rápidas, e demonstre ao seu associado a sua real intenção e paciência em ajudá-lo. O velho ditado do “cliente tem sempre razão” também deve ser aplicado em associações e sindicatos, afinal, a razão de ser dessas instituições são os associados.
5- INCENTIVE-OS A SEREM PARTICIPATIVOS
Uma boa maneira de fidelizar associados é fazer com que sejam presentes e vivam a rotina do sindicato e associação. Preocupe-se em convidá-los à ação. Uma boa maneira de incentivar essa participação é por meio de eventos e seminários, por exemplo.
6- TENHA UM CANAL DO ASSOCIADO
Tenha um canal onde seu associado interaja mais com a sua entidade. O associado precisa ter acesso a uma área onde ele possa ter informações referente ao sindicato e associação, como andamentos de seus processos jurídicos, gastos e uso de convênios e documentos importantes que a entidade queira disponibilizar.
Facilitar tarefas como gerar 2ª via de boleto , atualizar dados cadastrais e até mesmo gerar um relatório para deduzir imposto de renda, acabam trazendo mais proximidade do associado já que tem fácil acesso às informações que para eles são essenciais.
Como viu são 6 estratégias simples que devem ser praticadas constantemente.
Mas mesmo sendo simples, trata-se de um trabalho que deve ser contínuo e que qualquer entidade pode desenvolver mais efetivamente e de forma mais rápida quando automatizado. Basta ter um sistema como o Castor, que possui ferramentas que vão te ajudar muito, como por exemplo, no envio de sms e de e-mail marketing. E não se preocupe, o investimento é mínimo. Vai valer a pena!