8 dicas para não ser afetado pela crise nos sindicatos e associações

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

De fato estamos vivendo um momento de crise no país que tem afetado a todos os brasileiros. O desemprego é uma das consequências mais graves da crise econômica que acaba atingindo diretamente às entidades de classe. A atual crise se iniciou no Brasil em 2014 e tinha taxa estimada de desocupação neste ano segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 4,8% e no trimestre de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018 chegou a 12,6%.

Fora o desemprego, para elevar ainda mais os efeitos da crise nos sindicatos, é sancionada a reforma trabalhista, que fez com que a contribuição sindical, uma das principais fontes de arrecadação dessas entidades, se tornasse facultativa.

Uma matéria postada no site Folha de S. Paulo diz que se o Brasil mantiver o crescimento da economia previsto pelos analistas do mercado financeiro (2,9% neste ano e 3% em 2019), o patamar pré-recessão de 2014 só será recuperado em 2020 e o PIB per capita, só em 2022, segundo cálculos do economista Marcelo Kfoury.

Aumento de trabalhadores em domicílio, diminuição do tempo de serviço nos estabelecimentos, aumento do número de trabalho temporário, desemprego. Inúmeros motivos podem contribuir com a crise nos sindicatos e associações.

É certo que não dá para cruzar os braços e esperar até 2020 para ver se a situação melhora, concorda?

É preciso acompanhar e se informar de tudo que envolve o atual cenário e tentar enxergar soluções e caminhos para se beneficiar das mudanças e dificuldades, ao invés de apenas negá-las.

Então vamos começar a agir e se precaver para fugir da crise. Tudo que você puder fazer, faça!

Vamos te dar dicas incríveis para não ser afetado pela crise nos sindicatos e associações.

Basta baixar o infográfico! ? CLICANDO AQUI! ?

Artigos recomendados

Vacina, auxílio emergencial e isolamento: como ajudar o associado a sair da crise?

Pouco mais de um ano após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, a pandemia não dá sinais de arrefecimento. Pelo contrário, o seu agravamento tem causado cada vez mais dificuldades, tanto do ponto de vista da saúde, com hospitais sobrecarregados, quanto da economia. Vacina, auxílio emergencial e isolamento são as chances de

LGPD

Como a LGPD afeta o trabalho de sindicatos e associações?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em 18 de setembro, é fundamental para garantir a privacidade e o uso consciente de informações particulares das pessoas. Assim, empresas de todos os segmentos e portes, órgãos públicos, sindicatos, associações e entidades de classe devem se adequar às exigências legais, quanto

Cronograma do e-Social foi adiado em função da pandemia

O calendário do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) foi suspenso por tempo indeterminado, de acordo com a Portaria Conjunta nº 55, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada no dia 4 de setembro.  O adiamento do cronograma foi estabelecido em função do estado de

© 2019 Castor - Sistema para associação e sindicato - Todos os direitos reservados.