A inadimplência nos sindicatos e associações, como já falado em alguns de nossos artigos (“5 principais causas de inadimplência no sindicato e associação” e “Como combater a inadimplência no sindicato e associação?“) é um problema constante que muitas vezes se torna um pesadelo para as entidades que, por não terem fins lucrativos, dependem unicamente das contribuições dos associados para suprir seus custos.
O que causa a inadimplência nos sindicatos e associações.
A inadimplência nas entidades como também em empresas de vários segmentos, pode ser consequência de vários motivos como a falta de planejamento financeiro do associado, facilidade de crédito e parcelamentos de compras ou até mesmo o incentivo do marketing e publicidade que vem sendo trabalhados a cada dia de forma mais agressiva fazendo com que as pessoas comprem mais do que podem e precisam.
Com diversas contas a pagar e o acúmulo de dívidas, as pessoas tem deixado algumas contas em atraso ou até mesmo deixado de pagar as que acham ser “menos importantes”.
Existem aquelas pessoas também que realmente esquecem e precisam ser sempre lembradas.
Reduzindo o problema de inadimplência nas entidades.
O fato é que deve-se avaliar o que mais tem causado a inadimplência em sua entidade para que se trabalhe com foco nos pontos que elevam o problema.
De qualquer forma abuse de estratégias de comunicação e deixe seu associado bem informado e entendido sobre todas suas ações, para que ele perceba que todo recurso que vai para a entidade, na verdade é em prol de seu benefício próprio e sem o trabalho do sindicato ou associação seria impossível alcançá-lo.
Esta forma de educar e aproximar o associado é a melhor maneira de se prevenir contra a inadimplência. Utilizar das ferramentas de comunicação para informar que um débito está em atraso, ou alertá-lo que vai vencer em um determinado dia por exemplo, também é uma estratégia que deve ser utilizada.
Queremos te ajudar! 😉
Hoje viemos trazer uma ferramenta que é comprovadamente bastante eficiente no combate a inadimplência nos sindicatos e associações: os e-mails de cobrança.
Elaborar um e-mail de cobrança, embora pareça simples, tem suas dificuldades e cautelas. Deve-se ter todo cuidado na hora da abordagem, além de sempre deixar explícito que o e-mail é válido para o associado que ainda não realizou o pagamento, pois muitos ficam extremamente nervosos ao receber uma notificação de cobrança que já foi paga.
Deve-se usar palavras não agressivas e não ameaçadoras, pois o objetivo do e-mail é fazer com que o associado pague seu débito e não que fique irritado ou nervoso com a cobrança.
Não precisa gastar seu tempo, criando estes e-mails. Nós te entregamos pronto!
Fizemos para você três modelos de e-mails de cobrança para que sejam enviados em sequência, não todos de uma vez, mas dando um espaço de tempo entre cada um, incentivando o associado a efetuar o pagamento. Os e-mails de cobrança são uma grande arma contra o combate à inadimplência nos sindicatos e associações e vale a pena utilizá-los.
Baixe agora gratuitamente os modelos de e-mail de cobrança e diminua a inadimplência na sua entidade!